Cartagena com bebê

Cartagena é uma cidade incrível! Ficamos 5 dias, e adoraria ter ficado mais! É um lugar onde o melhor programa é caminhar e se perder pelas ruazinhas da cidade amuralhada, descobrindo suas casas coloridas, terraços, flores, lojinhas, cafés e praças… é um turismo em ritmo lento, sem pressa, perfeito para ser feito com bebês!

Hospedagem
Casa India Catalina

Ficamos na Casa India Catalina, que fica na Calle 35 (ou Calle del Coliseo). A pousada fica em um prédio histórico lindo, muito bem localizada dentro da cidade amuralhada, com tudo perto, mas ao mesmo tempo sem barulho à noite. O quarto era enorme e com direito a bercinho pro Chico. Além disso tem um ótimo café da manhã e preço justo! Recomendadíssima!

A cidade amuralhada é relativamente pequena, então se hospedar dentro dela faz com que tudo seja perto do seu hotel, e assim dá pra fazer tudo a pé! Na verdade, se hospedar nesta parte da cidade para mim é praticamente obrigatório para quem vai com bebê.

Alimentação

Como comentei no post de nossos primeiros erros em viagem com bebê, optamos por ficar em pousadas nesta viagem não tendo assim a opção de cozinhar e preparar as comidinhas do Chico, e, portanto, passamos alguns apertos no quesito alimentação na viagem como um todo.

Mas aqui em Cartagena foi relativamente tranquilo, pois dentro da cidade amuralhada existem muitas opções de restaurantes, muitas mesmo, e a comida em geral é muito boa.

Chico comendo no Le Brioche
Chico comendo no La Brioche

Recomendo o La Brioche, uma mistura de boulangerie e bistrô, que tem boas opções desde o café da manhã até o jantar (fica em frente ao Juan Valdez Café, na Calle 36), e o Restaurante San Valentin, na Calle 35, para pratos mais tradicionais a um bom preço e muito próximo do nosso Hotel – Chico abusou do peixe fresco com legumes e patacones, e eu do ceviche!

Aqui também tem uma filial da rede Crepes&Waffles, com bons crepes e saladas – tem opções leves e saudáveis de crepes!

La Cevicheria

O famoso La Cevicheria é muito bom, fica pertinho da Plaza San Diego, vale a pena ir! Mas sem ceviche para o Chico, ele só comeu os acompanhamentos! E no meio do almoço uma garçonete nos trouxe um potinho com purê de abóbora para ele, muito fofa!

Tem várias barraquinhas de frutas frescas picadas na hora espalhadas pela cidade, o que é uma ótima opção de lanchinho saudável e refrescante para as tardes tropicais daqui.

E em Cartagena o Chico tomou seu primeiro sorvete da vida! Manga natural adoçado com stevia, na ótima Gelateria Paradiso!

Clima

Cartagena fica um pouco acima da linha do Equador, no litoral da Colômbia. Ou seja, faz calor, muito calor! E com muita umidade! E dentro da cidade amuralhada não podemos contar com a brisa do mar do Caribe, ou seja, é muito abafado!

Mas é tranquilamente possível driblar as altas temperaturas se planejando para estar dentro de algum lugar nos horários mais quentes do dia (entre 11 e 15h): é um bom momento para almoçar (quase todos os lugares possuem ar condicionado), ou para relaxar no hotel, na piscina… De manhã, a tardezinha e a noite é uma delícia ficar pelas ruas da cidade!

Acessibilidade e estrutura

Cartagena com bebe (dentro do post 3)Por ser uma antiga cidade colonial, tem calçadas um pouco estreitas e com poucas rampas de acesso, então passear de carrinho com o bebê tem o inconveniente de ter toda hora que subir e descer da calçada pra atravessar as ruas. Porém, como o melhor a se fazer aqui é passear, o carrinho foi muito útil, tanto a noite, pois podíamos sair para jantar e curtir a cidade com o Chico já dormindo confortavelmente, quanto de dia, quando costumo optar pelo sling (pela praticidade e porque amo!), mas com o calor desta cidade nem mamãe nem bebê aguentam muito tempo grudados um no outro…

Em relação à estrutura, a maioria dos lugares que fomos não tinha trocador no banheiro, o que achei ruim, mas como voltávamos para a pousada de tempos em tempos durante o dia (por causa do calor e por ser tudo perto), não tive nenhum problema com isso.

Chico brincando no Crepes&Waffles

Farmácias e mercadinhos estão espalhados pela cidade, e pude comprar fraldas e lencinhos tranquilamente, da mesma marca que uso no Brasil.

Como o Chico mama no peito não uso leite artificial, mas este é um item que de maneira geral recomendo que se leve de casa. Não sei se é fácil encontrar exatamente a marca e o tipo de leite que o bebê está acostumado, e sei o tamanho do problema que se pode enfrentar se por ventura você não conseguir comprar. Para evitar stress, leve todo o estoque necessário do Brasil ou tenha certeza absoluta que será possível comprar no destino.

Transporte

Para chegar em Cartagena viemos de San Andrés.

Vindo do Brasil é necessário fazer conexão. São 5 ou 6 horas de vôo de São Paulo a Bogotá ou Cidade do Panamá, mais umas 2 horas até Cartagena. É uma jornada longa, com esperas em aeroportos que podem ser demoradas, então precisa se preparar com comida, frutas, água, fraldas…

Taxi do aeroporto até a cidade amuralhada levou 20 minutos, e dentro da cidade fizemos tudo a pé, é tudo pertinho, e caminhar pelas ruas é o melhor que se tem a fazer por aqui!

PASSEIOS
Chico invadindo uma festinha de aniversário na livraria Abaco

Em Cartagena o mais legal a se fazer é caminhar, caminhar e caminhar, muito, até se perder dentro da cidade amuralhada… As ruas são lindas, as casas coloridas, tem várias praças, restaurantes, cafés, sorveterias, e uma livraria linda e super charmosa chamada Ábaco! E pra mim o lugar mais charmoso da cidade amuralhada é a região pertinho da Plaza San Diego! Tem vários restaurantes tradicionais, bares e ruas muito fofas!

Passear sobre a muralha também é imperdível, tem uma vista linda no pôr do sol!

Fomos também até o Castillo San Felipe, 10 minutos de taxi do hotel. É na verdade um forte do século 16 que foi construído pelos espanhóis em um ponto alto da cidade, o que faz com que tenha uma linda vista da cidade e do mar. Os túneis são bem legais, mas não é uma atração que faça jus a sua fama…

e pra concluir…

Nossa estadia em Cartagena foi ótima, amamos a cidade, e foi tudo muito tranquilo com o Chico, ele estava na mesma energia que a gente, curtindo cada cantinho charmoso dentro das muralhas desta linda cidade!

Para mais detalhes de nossa viagem a Cartagena, contamos tudo aqui!

Próxima parada: Bogotá!

Um comentário em “Cartagena com bebê”

1. Olá! Estamos pensando em ir pra Bogotá e Cartagena com o João que terá quase 11 meses na época. Quanto tempo tinha o Chico nessa viagem? Vocês chegaram a ficar algum tempo em Bogotá ou só a conexão mesmo? Queria muito ficar uns 2-3 dias lá mas tenho medo por conta da altitude com bebezinho.
    Agradeço de conseguir me responder! Muito obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *